top of page
Samy Nalesso

Terremoto no México.


Um terremoto de 8.2 atingiu México nessa última quinta- feira, dia 7 de setembro como as 23h. Seu epicentro foi no oceano Pacifico, na costa sul do pais, estados mais perto: Chiapas e Oaxaca, regiões mais pobres foram atingidas.

Foram sentido também na Cidade do México, cidade onde vivo. Mas, por sorte, o centro do tremor estava a grande profundidade, 70 quilômetros e pelo epicentro ter sido mais longe da CDMX. Os danos teriam sido muito maiores.

Este é o tremor mais intenso no México em mais de 100 anos. O de 1985, embora menos forte, atingiu em cheio a capital, a Cidade do México, deixando mais de 5 mil mortos, 100 mil desabrigados e destruição.

Os três estados mexicanos mais atingidos foram Oaxaca, Chiapas e Tabasco. A terra tremeu também nos países vizinhos Guatemala e El Salvador.

Aqui na CDMX, já estamos prontos para dormir, era quinta feira para nós, um pouco mais das onze da noite. Escutamos o alerta sísmico e nós deu como 1 minuto de vantagem para poder sair de casa e nos posicionar na calçada junto ao vizinhos.

Começou leve e tranquilo, não esperávamos muitos. O tremor durou um pouco mais de 3 minutos, forte e intenso, foi que o sentimos, quase não conseguíamos ficar em pé, escutava-se muita gritaria e todos se mantinham abraçados tentando se equilibrar. Havia luzes, como de uma tempestade no céu.

Após parar de tremer a terra, ficamos um pouco na rua com medo de recomeçar. Na verdade, tínhamos as pernas tão bambas que parecia seguir o tremor. Nos acalmamos e entramos em casa, todos juntos na sala, onde todos estavam assustados. Foi dificil dormir essa noite, já passava das 3 da manhã quando consegui dormir.

Foi uma experiência difícil, nunca havia passado por algo igual.

Felizmente, onde vivo não houve muitos danos. algumas coisas cairão, houve um edificio velho aqui na CDMX que se separou no meio, felizmente ninguem se machucou, apenas assustados.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page