(foto de Leo casas)
Centenas de pessoas se reuniram frente ao Anjo da independência nesse domingo dia 23 de outubro para o desfile de catrinas. As 11 horas da manhã já haviam pessoas fazendo maquiagens, transformando-se em catrinas para participar caracterizado de catrina ou catrin.
O custo para fazer uma maquiagem era no mínimo 100 pesos e também estavam a vendas tiaras de flores coloridas para compor o look.
O desfile teve seu incio um pouco antes das sete da noite partindo do monumento anjo até o museu Bellas Artes onde todos se concentram.
Antes de começar o desfile, muitas pessoas se apresentavam bem caracterizados, chamando atenção e sendo solicitados para fotos e videos. Houve também várias apresentações de grupos de danças onde as dançarinas eram catrinas e mariachis tocando a música Cielito lindo (Ay ay ay, canta y no llores, porque cantando se alegran, Cielito Lindo, los corazones) , que virou um hino mexicano de força após os terremotos que deixaram muitos mortos, feridos e desabrigados no mês de setembro.
Me arrependo muito de não ter feito uma maquiagem de catrina. Porém como estava muito calor fiquei com medo que fosse virar o coringa do batman e não uma catrina. Porém coloquei minha roupa mais típica mexicana e comprei uma tiara de flores para combinar e entrar no clima de dia dos mortos.
Maquiagens de catrinas:
Fotos do desfile:
(fotos de Leo Casas)
Video do desfile:
Conhecendo a Catrina
Na cultura mexicana ela é a representação de um esqueleto com vestimentas da alta sociedade, uma dama. É uma das figuras mais populares da festa de dia dos mortos no México. Tem o significado de as diferenças sociais não significam nada diante da morte.
Sua origem vem das festas pré-colombianas. E seu nome Catrina vem de uma gravura do mexicano José de Guadalupe Posada (1852-1913) chamada La calavera de la Catrina.
Se gostaram, deixem um comentário e coloquem um coração.