top of page
Samy Nalesso

Desfile de Catrinas na Cidade do México.


(foto de Leo casas)

Centenas de pessoas se reuniram frente ao Anjo da independência nesse domingo dia 23 de outubro para o desfile de catrinas. As 11 horas da manhã já haviam pessoas fazendo maquiagens, transformando-se em catrinas para participar caracterizado de catrina ou catrin.

O custo para fazer uma maquiagem era no mínimo 100 pesos e também estavam a vendas tiaras de flores coloridas para compor o look.

O desfile teve seu incio um pouco antes das sete da noite partindo do monumento anjo até o museu Bellas Artes onde todos se concentram.

Antes de começar o desfile, muitas pessoas se apresentavam bem caracterizados, chamando atenção e sendo solicitados para fotos e videos. Houve também várias apresentações de grupos de danças onde as dançarinas eram catrinas e mariachis tocando a música Cielito lindo (Ay ay ay, canta y no llores, porque cantando se alegran, Cielito Lindo, los corazones) , que virou um hino mexicano de força após os terremotos que deixaram muitos mortos, feridos e desabrigados no mês de setembro.

Me arrependo muito de não ter feito uma maquiagem de catrina. Porém como estava muito calor fiquei com medo que fosse virar o coringa do batman e não uma catrina. Porém coloquei minha roupa mais típica mexicana e comprei uma tiara de flores para combinar e entrar no clima de dia dos mortos.

Maquiagens de catrinas:

Fotos do desfile:

(fotos de Leo Casas)

Video do desfile:

Conhecendo a Catrina

Na cultura mexicana ela é a representação de um esqueleto com vestimentas da alta sociedade, uma dama. É uma das figuras mais populares da festa de dia dos mortos no México. Tem o significado de as diferenças sociais não significam nada diante da morte.

Sua origem vem das festas pré-colombianas. E seu nome Catrina vem de uma gravura do mexicano José de Guadalupe Posada (1852-1913) chamada La calavera de la Catrina.

catrina pousada

Se gostaram, deixem um comentário e coloquem um coração.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page