top of page
  • Samy Nalesso

Especial Dia dos Mortos: Oferenda/Altar.


altar dia dos mortos

(imagem de MexicoVisit)

O altar do dia dos mortos é uma tradição que sobreviveu os tempos, atualmente existem várias maneiras de se fazer um altar, entre básico até o mais completo.

Nessa imagem acima ensina basicamente como fazer um altar tradicional das festas de dia dos mortos aqui no MÉXICO.

Vou mostrar e explicar um pouco dessa tradição mexicana que deixa a todos bem curiosos.

Existem elementos principais e sempre vistos em qualquer casa ou estabelecimento nessa época.

Tradicionalmente o altar era feito no dia 31 de outubro, sim no Halloween dos gringos. Feito assim, para esperar as almas das crianças que eram as primeiras a chegar no dia 1 de novembro, sendo que no dia 2 todos desfrutavam dessa festa e no dia 3 de novembro era retirado.

Hoje em dia a temporada de dia dos mortos já começa nas últimas semanas de outubro, quando já se encontra casas e lugares enfeitados e lojas vendendo de tudo para essa data.

Os andares dos altares

Cada nível do altar tem um significado, tradicionalmente é feito um altar de 3 andares que representam a terra, céu e o purgatório. A terra fica no primeiro andar, onde se coloca o retrato do defunto. Já os demais elementos como velas e flores no segundo andar.

Existem altares mais elaborados, com 7 andares e cada andar representa as etapas da alma para atingir o descanso.

Papel picado

O papel picado é um produto artesanal, podendo ser feito a mão ou maquina. Serve para decorar festas e celebrações, como feriados nacionais como festas pátrias, natalinas e dia dos mortos. E até casamentos, batizados e aniversários. Podem ser coloridos, somente uma cor e até com desenhos cortados como caveiras, exemplo de dia dos mortos. Feitos de papel e de plástico.

O papel picado representa o ar, um dos quatro elementos que não devem faltar.

Onde posso encontrar?

Papelarias, La Ciudadela (centro de artesanatos na Cidade do México). Principalmente nas temporadas de festivas pode ser encontrado em qualquer lugar, postos de ruas e lojas vendem.

Caveiras de Açúcar

As caveirinhas de açúcar já falamos em outra postagem, porém impossível não cita-lá, sendo que é um dos elementos mais importantes do altar de dia dos mortos.

Começou a ser utilizada em TZOMPANTLI, um altar utilizado pela cultura mesoamericana. Para os mesoamericanos, a morte era considerada como a conclusão de uma etapa da da vida que era estendida a outro nível. Por isso, era comum crânios como troféus. Por isso o altar tzompantli estava enfeitado com crânios.

Esses doces feitos de cana de açúcar, peças únicas e de diferentes tamanho. Feitos de tintura vegetal para pintar a caveira.

Algumas pessoas comem as caveiras e outras guardam ou até jogam fora.

Foto

O altar é basicamente uma oferenda aos mortos. Então, não pode faltar a foto da pessoa que você está homenageando. Aqui nas casas mexicanas, as famílias costumam colocar uma foto de seu ente queridos. E os museus também fazem homenagens a pessoas famosas que já se foram.

Por exemplo, no museu de Frida Kahlo, nessa temporada fazem um lindo altar para Frida, com papeis picados, sua foto, caveiras e tudo que a pintora gostava, bem colorido ao estilo México.

Velas

Dizem que se deve colocar 4 velas em pontos cardiais para orientar a alma e iluminar o caminho do defunto.

Há quem coloque em forma de cruz as velas, presença da igreja católica. já os pontos cardiais ensinamentos pré-hispânico.

Água

Serve para que os mortos molhem seus lábios secos, refresquem e purifiquem. Também um dos quatro elementos da vida.

Flor de Cempasúchil

Uma flor nativa do México. Conhecida popularmente aqui no México como a flor dos mortos, o enfeite principal nas tumbas e oferendas no dia dos mortos.

Dizem que a flor ajuda o morto a encontrar a oferenda por causa da sua cor e do seu odor.

Os mexicas, durante a época pré hispânica, escolheram essa flor para enfeitar os altares, enterros e oferendas aos mortos. Desde então essa tradição se mantêm até os dias de hoje. Nessa temporada de mortos, a cidade do México se enche de flores de cempasúchil, pelas avenidas principais, como paseo de la reforma.

É vendida em diversos mercados populares da cidade nessa temporada.

Comida

Comida preferida do defunto, o que ele mais gostava de comer em vida.

Muitas vezes é colocado frutas, doces, comidas típicas mexicanas reais. Porém agora em lojas e mercados populares já vendem decorações dessas comidas.

Também são colocados bebidas favoritas, como tequilas, mescal e cervejas tal como cigarros.

Pão de morto

O tradicional e mais gostoso pão de morto também é colocado em alguns altares, como a comida favorita, pode ser real ou um enfeite comprado.

O pão de morto representa os mortos, sua origem vem do tempo pré-hispânico, quando era oferecido uma oferenda aos deuses.

Além dos elementos citados acima, encontrei outros:

A CRUZ é um elemento importante apesar de não estar na imagem acima, ela é a representação da igreja católica, foi agregada na época da colonização espanhola.

O sal, serve para as crianças que não foram batizadas.

O incenso é para purificar o ambiente, afasta os maus espíritos.

O que eu mais gosto do dia dos mortos?

Eu amo como a cidade fica colorida, alegre e animada. Essas tradições mexicanas nos mostram como pode ser alegre e bonito esse dia. Tanta dedicação ao recordar os já falecidos, enfeitar as casas e lugares.

Para nós, brasileiros, essa data 2 de novembro é um feriado triste, dia de finados. Tradição de visitar os tumulos e rezar pelos já falecidos.

Ou somente um feriado com emenda para descansar. Não temos tradições ou costumes.

Muitos de nós brasileiros temos medo da morte, receio ou até nojo de cemitério.

Quantas pessoas não se sentem mal quando vão a um velório ou enterro? Que mãe não manda tirar a roupa e sapatos antes de entrar em casa ou sentar no sofá?

Em minhas pesquisas para esse blog e principalmente para esse dia de mortos, me deparei com muitos comentários de brasileiros, positivos e negativos, pessoas que achavam o máximo os mexicanos passarem por essa data com tanta alegria, com amor e respeito pelas tradições. Já outros brasileiros, pensam que isso é um jogo e desrespeito com a morte e os já falecidos.

Em toda minha vida, sempre amei e usei caveiras em roupas. Usei roupa preta também. Mas, por todo esse tempo no Brasil, sempre houve alguma pessoa para me dizer que as caveiras representavam algo mau e sombrio.

Cidade do México e as festas de dia dos mortos.

Aqui na Cidade do México a temporada de dia dos mortos começa oficialmente dia 28 de outubro com um desfile na avenida Paseo de la reforma e termina dia 2 de novembro.

Aqui na cidade há muitos eventos, como desfile de catrinas, alebrijes, de dia dos mortos, altares por todas a partes, e, a oferenda oficial da CDMX fica exposto em Zócalo centro histórico da cidade. Também, muitos lugares vendem o tradicional pão de morto, uma delicia acompanhado de um chocolate quente.

Você também pode aproveitar para visitar um cemitério, onde há festividades.

1.379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page