top of page
  • Samy Nalesso

O que comer quando for ao México?


Quando as pessoas pensam em comida mexicana vem logo na cabeça a pimenta, guacamole, tacos e doritos. Muitos brasileiros somente conhecem o TEXMEX.

TEXMEX? O QUE É ISSO?


É uma mistura da comida texana dos Estados Unidos, com a comida mexicana.

Tacos com tortilhas de trigo (massa qual recheia-se) massa dura, crocante, recheado com carne moída, cream sour (molho azedo), guacamole (molho de abacate), queijo, tomate e molho de pimenta a parte.

Muitos devem conhecer o fast food TACO BELL, recente chegou ao Brasil e já é possível encontrar-lo em praças de alimentação de shoppings. Entre outros restaurantes mexicanos que também vendem texmex.

Mas, o blog Brasileira vivendo na CDMX resolveu mostrar alguns dos pratos típicos desse lindo país que é o México. Mas, como há muitos pratos típicos, fizemos uma seleção dos meus favoritos e imperdíveis em sua futura visita ao México.

Não se preocupe tem para todos os gostos, e não passaram fome nessa terra de sabores fantásticos.

Uma coisa que todos devem estar cientes, aqui no México consome-se muita pimenta. Sim, nós já sabíamos vão dizer. Porém desde que vim morar aqui, eu não sabia que eles usavam pimenta para tudo. Comem frutas com limão e pimenta, sim, eles colocam molho de pimenta na fruta. Comem doces de tamarindo e pimenta. Salgadinhos tipo doritos? TUDO COM PIMENTA!

No começo, assim que cheguei foi difícil acostumar com tanta pimenta. Na comida do dia-a-dia, nos doces típicos, nas frutas que se vende na ruas. Principalmente, quando se pede algo na rua, restaurante e já vem com o molho de pimenta.

DICA: Sempre que for comer aqui, pergunte se está apimentado ou já peça o seu sem pimenta.

Quando se pergunta a um mexicano se a comida está apimentada, ou muito apimentada. Eles sempre iram dizer que não, ou que PICA RICO. (expressão mexicana para dizer que arde a pimenta mas está uma delicia.) E quando falarem que No pica ou no pica nada. Não acreditem, arde pra caramba!

Então para quem não curte o molho de pimenta e a pimenta como eu, CUIDADO!

DICAS DE ESPANHOL: MOLHO = SALSA

PICOSO = ARDIDO

PIMENTA = CHILE

Imagem de engraçada que encontrei no www.pinterest.com

Vir ao México e não comer comida mexicana de verdade é como não ter vindo.

Pratos típicos imperdíveis que o blog Brasileira na vivendo na CDMX indica que provem ao visitar o México

Aqui no México o arroz e feijão de cada dia são as tortilhas de milho, eles comem as tortilhas com tudo, então colocam arroz, feijão, carnes, molhos, e comem assim a comida, com ajuda da tortilha.

Lembrando que os costumes são diferentes, então eles não colocam no prato o arroz, ao lado (em cima o embaixo), a carne e uma salada, como os brasileiros costumam comer.

Aqui na hora do almoço é servido primeiro a entrada, isso vale tanto para restaurantes como para casa dos mexicanos. Geralmente é um sopa, de verduras ou macarrão. Após isso vem o prato principal que pode vir ou não acompanhados de arroz ou feijão, dificilmente viram juntos como fazemos no Brasil. O feijão, sempre que me servem vem em uma cumbuca (pote separado do prato, como se fosse sopa). A carne, cortamos e metemos dentro da tortilha de milho, junto com os completos, como por exemplo o feijão. Mas aqui o feijão geralmente você pode encontrar frito, eles fazem o feijão normal com caldo, e depois colocam em uma frigideira e amassam, para comer com as tortilhas (parecido com um RAP10 só que de milho).

DICA: Aqui no México eles almoçam um pouco mais tarde que a gente, por volta das 15h. Sim, quando seu estomago já está nas costas de tanta fome.

Então se vocês forem ao restaurante para almoçar as 12h ou 13h, horário comum no Brasil (Ao menos na casa do meu pai já deu meio dia a comida tá pronta. rs), podem se deparar com o cardápio do café da manha, finais de semana é comum o café da manha mais tarde.

Pratos Típicos mexicanos que o blog ama e super indica na sua futura visita ao México. (Lembrando que eu moro na Cidade do México e as comidas podem variar um pouco de regiões do país.)

Tacos, existem milhares de postos vendendo tacos na rua, e outros mais restaurantes por toda a cidade. Claro que os meus preferidos são os de rua.

Existem também muitas opções de tacos de carnitas, longaniza, suadero, tripa, lengua, canasta, seso, de cabeza, al pastor, gringas, volcanes, campeches e provavelmente outros que eu ainda nem conheça. Ainda eu não comi todos esses sabores, por medo e até nojo tenho que admitir.

TRIPA, LINGUA, CEREBRO, CABEÇA? Me da pavor!

Eu tinha preconceito com o taco de suadero, pelo nome parecer engraçado e nojento, se é que vocês me entendem. Mas, nada mais é que o corte da carne de vaca. É uma delicia! Depois que comi, não parei mais!

Mas meu favorito entre todos esses, é o TACOS AL PASTOR, carne de porco. Curiosamente é muito parecido esteticamente com o nosso churrasquinho grego, digo esteticamente, porque eu nunca comi churrasco grego em São Paulo.

Então super dica, quem vier ao México, deve provar tacos al pastor.

foto retirada de http://old.nvinoticias.com/oaxaca/vida/fitness/284663-origen-tacos-al-pastor

Mole poblano

Mole é esse creme negro (marrom). Existem também moles de outras cores e sabores.

Este mole da imagem, é feito de chocolate amargo, alguns tipos de pimentas e outros ingredientes.

É uma especialidade cultural da cidade de Puebla. Tipicamente servido assim, com frango cortado, queijo ralado e acompanhamento arroz. Come-se com a tortilha de milho.

É uma delicia, um pouco estranho no começo quando pensa é chocolate, mas particularmente, eu não sinto o gosto do chocolate, nem o seu cheiro.

Nopales

É um tipo de cacto muito popular aqui no México e é servido como acompanhamento da comida, tacos e até podem tomar como suco.

Somente é tirado seus espinhos, lavado bem, deixado um tempo em uma vasilha com água e cozinhado ou assado.

Muito saboroso e exótico.

imagem retirada de http://hidroponia.mx/nopal-una-planta-con-gran-relevancia-en-mexico/

Tlacoyos

Tortilhas de massa de milho, podem ser feitos com o milho amarelo ou com o milho azul, igual da imagem ao lado.

A massa da tortilha é mais grossa que a de tacos, eles podem vir assim abertos ou dobrados como um taco, recheados sempre com feijão, nopales, molhos e queijo.

É bem saborosa, diferente e vale super a pena provar, principalmente porque feita com um milho que não existe no Brasi.

Foto: txavarria.photoshelter.com

Milho nativo do México.

imagem de https://www.sabrosia.com/2013/09/tlacoyos-delicioso-antojito-para-las-fiestas-mexicanas

Chapulines

Inseto nativo do México e Estados Unidos.

Criados para serem consumidos como alimentos.

Foi um alimento tradicional pré-hispanico.

Particularmente eu adoro, é muito saboroso e parece um snack, um salgadinho. Ele é crocante. Muitos colocam limão para dar um sabor.

Sim, aqui também uma comida exótica no México, e muitas vezes cara, pode ser encontrado em alguns restaurantes que também servem outros tipos de insetos comestivéis aqui. Pode ser servido em tacos ou comido como salgadinho.

Eu conheci no mercado San Juan, aqui na cidade do México, experimentei e amei.

Mercado San Juan fica na Calle de Ernesto Pugibet No. 21, Mexico City, Mexico perto do metro SAN JUAN DE LETRAN linha 8.

416 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page