Sempre foi importante a música em espanhol para mim, ao longo da minha vida o espanhol e principalmente a cultura mexicana estiveram presentes. Muitos dos que me conhecem, sabem do meu amor pelo idioma e pelo México. Acredito que todo esse amor foi herdado, minha irmã mais velha, Camila, já era fascinada e fã de muitos cantores latinos, como Thalia, Luis Miguel, Juanes e entre outros que seguem fazendo sucesso. Posso dizer que ela também sempre foi super fã das novelas mexicanas, algo que talvez me contagiou um pouco.
A música é algo fundamental para quem está aprendendo um idioma novo. Foi a música que desenvolveu minha pronuncia em espanhol, que me aproximou do meu México querido. O México é incrível em todos seus formatos, então decidi apresentar um pouco do meu amor por esse país, das músicas que fizeram e fazem parte do meu conhecimento na língua espanhola e da cultura mexicana. Cantores que eu escolhi por serem representativos para mim. Claro, existem muitos outros que eu não coloquei na lista porém são extremamente talentosos e culturais no México.
Então preparei um lista com mexicanos, cantores e compositores, que fizeram parte do meu conhecimento ao idioma Espanhol e também ao México e sua cultura.
1. Pedro Infante
Pedro Infante Cruz , foi um cantor e ator mexicano, nascido no ano 1917 em Sinaloa, norte do México. Morreu em 1957 aos 39 anos quando pilotava seu avião que caiu no centro da Cidade de Mérida, durante sua decolagem.
O ator e cantor até hoje segue sendo um idolo da música mexicana como dos filmes mexicanos em sua época de ouro, onde também nos filmes saia cantando suas músicas.
Em sua voz pode-se escutar muitos sucessos conhecidos, como BESAME MUCHO ou até tradicionais mexicanas como as MAÑANITAS, que seria um parabéns para você mexicano.
Pedro infante segue sendo um simbolo de identidade cultural mexicana. Vestido sempre tipicamente de ranchero, charro ou como conhecido por nós brasileiros vestido de mariachi e por suas músicas de amor e sofrimento, características das músicas tradicionais.
Escute a música DEJA QUE SALGA LA LUNA e CIELITO LINDO, interpretado por Pedro Infante são as minhas favoritas.
Curiosidade: A música Cielito lindo até hoje segue sendo uma música forte, representativa, foi escrita em 1882 pelo mexicano Quirino Mendoza y Cortés, já foi interpretado por diversos cantores mexicanos e estrangeiros. Foi usada como hino de boa vontade e luta após o terremoto de 19 de setembro, onde os voluntários que retiravam os escombros dos prédios caidos, cantavam fortemente.
2. Jorge Negrete
Jorge Alberto Negrete Moreno nasceu em Guanajuato no de 1911, foi um ator e cantor mexicano. Também um dos grandes destaques da Época de ouro do cinema mexicano, morreu nos Estados Unidos em 1953.
Negrete também é considerado um dos grandes simbolos culturais mexicano, lembrado até hoje por suas grandes interpretações musicais e no cinema ao lado de atores e atrizes importantes da época. Vestido de charro (roupa típica), como conhecemos, roupa de mariachi.
Suas músicas como MÉXICO LINDO Y QUERIDO e YO SOY MEXICANO seguem forte como símbolos do amor a pátria.
3. Vicente Fernandez
Vicente Fernández Gómez, nasceu em Guadalajara no ano de 1940. O cantor também é conhecido como Chente, é um cantor de música ranchera, música popular e tradicional mexicana. Vicente Fernández é um ícone mexicano, vestido de charro, como os mariachis, esse traje típico e sombreiro.
Já ganhou dois Grammy e oito Grammy Latinos, quatorze Lo Nuestro (premio latino), entre outros prêmios e já tem sua estrela da fama em Hollywood.
Já está aposentado, se retirou dos palcos e da vida músical.
Muitos outros interpretes, já cantaram suas músicas em homenagem ao Grande rei do México.
Talvez, os fãs de novelas mexicanas, que há anos passam no SBT, devem conhecer suas músicas, que quase sempre viram temas das novelas, em aberturas ou trilha sonora de casais.
Temas de novelas:
Qué bonito amor (2012/13) - Qué bonito amor
Amor bravío (2012) - Cuando manda el corazón
Fuego en la sangre (2008) - Para siempre
La mentira (1998/99) - Me voy a quitar de en medio
A mais conhecida provavelmente é o tema da novela A mentira, protagonizado pela atriz mexicana Kate del Castillo e o ator brasileiro Guy Ecker. Particularmente é minha novela favorita e minha música favorita também.
Me voy a quitar del medio El Rey
4. Alejandro Fernandez
Alejandro, é conhecido como El Potrillo, por ser filho de um dos grandes cantores mexicanos e ter herdado seu talento musical e carisma. Alejandro Fernández Abarca nasceu em Guadalajara no ano de 1971 é um cantor mexicano de música rancheira, filho do cantor de música rancheira Vicente Fernandez.
Alejandro se especializou em formas tradicionais de músicas regionais mexicanas, como ranchera e mariachi. Depois começou a diversificar, com ritmos mais pop latino, baladas e boleros. Um cantor inteiramente romântico.
já ganhou dois premios Grammy Latinos e dois Premios Billboards. Cantou com diversas personalidades Hispanohablantes e até gringos como Beyonce, Nelly furtado e entre outros.
Os fãs de novelas mexicanas, seguramente conhecem esse cantor. Suas músicas já estiveram presentes em muitas aberturas de novela e temas românticos de casais.
A que no me dejas - A que no me dejas (Ft. Alejandro Sanz)
Hasta el fin del mundo - Te amaré
La tempestad - Hoy tengo ganas de ti (Ft. Christina Aguilera)
Sos mi hombre - Miénteme
Mañana es para siempre - Mañana es para siempre
Tormenta en el paraíso - No se me hace fácil
Zorro, la espada y la rosa - Amor Gitano (Ft. Beyoncé)
La esposa virgen - ¿Qué voy a hacer con mi amor?
Niña amada mía - Niña amada mía & Mátalas
Amantes del desierto - Dos Corazones, Dos Historias (Ft. Julio Iglesias)
El derecho de nacer - Quisiera
Infierno en el paraíso - Si he sabido amor
María Isabel - Si tú supieras
Somos familia (serie de televisión) - Si tú supieras
Hechizo de amor - Quiéreme
Angélica Pecado - Estás Aquí
Si tú supieras
5. Juan Gabriel
Alberto Aguilera Valadez, mais conhecido como Juan Gabriel nasceu em Parácuaro, no estado de Michoacán em 1950 e infelizmente faleceu aos 66 anos, causa de um infarto nos Estados Unidos, em sua casa em Santa Mônica em 2016 enquanto estava em sua turnê.
Conhecido também como o Divo de Juaréz, por ter vivido grande parte de sua vida em Cidade de Juarez, norte do México foi e segue sendo um ícone mexicano, um cantor, compositor e produtor.
A história de vida desse cantor é triste, passou por muitas coisas antes de chegar ao sucesso eterno. Nasceu em uma familia pobre, em um povoado pequeno, seus pais tiveram dez filhos, seu pai adoeceu e teve sérios problemas mentais, deixando a família sozinha e desamparada. Juan Gabriel, o caçula foi enviado a uma internato para crianças com problemas de comportamento na Cidade de Juaréz, onde passou toda sua infância, foi maltratado e castigado. Cresceu sem sua família, teve um professor, qual o ensinou a tocar instrumentos e a desenvolver seu dom de cantar. Na adolescência, fugiu, conheceu pessoas, lugares, e amigos. Foi no bar Noa Noa em Juarez que começou a cantar, após isso foi a Cidade do México, tentou de tudo para ser notado como cantor, infelizmente foi parar na prisão, acusado de roubo. Foi libertado, e enfim teve ajuda de grandes pessoas do meio artistico para gravar sua primeira música e depois disso, Juan Gabriel virou uma lenda.
Essa história triste, eu conheci faz pouco tempo na série HASTA QUE TE CONOCI.
Este cantor também coleciona sucessos nas novelas mexicanas.
Autor e intérprete
Lo imperdonable (2015) - Siempre en mi mente (a dueto con Espinoza Paz)
Inocente de ti (2004-2005) - Inocente de ti
Mariana de la noche (2003-2004) - Yo te recuerdo
Salomé (2001-2002) - Se me olvidó otra vez
Abrázame muy fuerte (2000-2001) - Abrázame muy fuerte
María Emilia, querida (1999-2000) - Querida
Leonela, muriendo de amor (1997-1998) - Muriendo de amor
Te sigo amando (1996-1997) - Te sigo amando
Autor
El extraño retorno de Diana Salazar (1988) - Un alma en pena (interpretada por Lucía Méndez)
El camino secreto (1986) - De mí enamórate (interpretada por Daniela Romo)
Volvere a empezar (1994) - Querida (interpreta Chayanne)
Bônus
Luis Miguel
Eu sei, ele não é mexicano.
Luis Miguel Gallego Basteri nasceu em Porto Rico em 1970 é um cantor e produtor musical mexicano, foi radicado no México (morador, residente). Sendo um dos cantores mais populares da América latina.
Conhecido como EL SOL DEL MÉXICO. Ele é considerado mexicano por muitos, realizou toda sua carreira no México e dedicou lindas canções a esse país. Sucesso internacional, alcançando países como Brasil, Estados Unidos e Espanha.
De todos os cantores citados na lista acima, ele é o único que foi ao Brasil e que tem seus discos vendidos em terras tropicais.
Ganhou cinco Grammy, quatro Grammy Latinos e entre outros prêmios.
México en la Piel El Viajero