top of page
Samy Nalesso

Minha primeira pousada no México.


Na última postagem do blog eu comentei que iniciava a temporada-maratona GUADALUPE REYES, nome engraçado dado pelos mexicanos para definir a Temporada de festas que começa no dia da virgem de guadalupe 12 de dezembro até o dia de Reis, 6 de janeiro.

A largada aconteceu no dia da virgem de Guadalupe, qual pude notar que foi bem comemorada aqui na cidade, muitos pessoas se reuniram frente a virgem, cantaram, beberam e comeram. Toda a noite teve fogos de artificios.

Também notei o trânsito infernal da temporada de dezembro, natal chegando, muita gente na rua com dinheiro para gastar, muitas festas de fim de ano acontecendo. Muita paciência dentro do carro, metro e nas lojas.

E essa maratona GUADALUPE REYES, começaram as pousadas...

Pousada? O que é isso?

Uma festa tradicional mexicana nesta temporada natalina, começou dezembro, e já começam as festas em todas as partes.

Festas entre amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares. Muita comida, música, bebida e pinhatas.

Então o blog Brasileira vivendo na CDMX resolveu juntar algumas informações, dos costumes e tradições dos mexicanos, queriamos saber.

A pousada é uma celebração de origem religiosa, onde as pessoas acompanham uma procissão a Virgem Maria e São José buscando uma pousada para o nascimento do menino Jesus, recordando a peregrinação que Maria e José fizeram para o nascimento de Jesus.

O tempo das pousadas é de 9 dias, começando pelo dia 16 e terminando dia 24 de dezembro, os nove dias fazem relação aos 9 meses de gravidez.

As pousadas são festas populares em todo o México, mas também é uma festividade popular em outros paises da américa, como Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicaragua, Costa Rica e Panamá.

Aqui no Cidade do México, onde vivo, pude notar que é uma festa para a comunidade, uma celebração entre vizinhos, todos levam alguma coisa, comidas típicas, bebidas, música e a piñata bem recheada, outra tradição aqui no México.

A Piñata ou Pichora ser em forma de uma estrela, com 7 pontas, porque cada uma representa os 7 pecados capitais, dentro da piñata é colocado doces ou frutas, que simbolizam as bendições que recebem quem bate na piñata para que ela quebre e caia os doces.


Me explicaram que é tradicional colocar amendoím, cana de açucar e laranja. Mas, as que eu sempre vejo é puro doce mexicano o que deixa as crianças loucas para quebrar-la logo.

Para poder quebrar a piñata também tem uma tradição, a pessoa que vai quebrar-la tem que estar com os olhos vendados, ser girada e os demais em sua volta cantam uma música.


Aguinaldos

Tem duas definições aqui no México, como as sacolinhas ou bandejas com doces, amendoins e frutas que são entregues aos convidados da pousada.

E, os aguinaldos entregue pelas empresas ao final do ano, um bônus de fim de ano. Igual ao nosso décimo terceiro no Brasil, porém não é um valor estipulado, pode ser mais do que ganha na quinzena

São entregues aos convidados também Letanias, que são letras de cantos qual representa a Maria e José pedindo pousadas.

Velas para iluminar o caminho, já que as festas são realizada a noite.

E, as Luzes de Bengala, que nada mais é que essas velas

Há sempre um grupo da festa que pede pousada e o outro que vai oferecer a pousada.

Ponche de Frutas

Antes mesmo das pousadas começarem, pelo tempo frio aqui na cidade já notei que em muitos lugares já começaram a vender os ponches de frutas. Na pousada, essa bebida não pode faltar, é tradicionalmente feito da fruta tejocote (fruta mexicana), cana de açucar, goiaba e piloncillo ( uma rapadura mexicana).

Músicas tradicionais para as pousadas: "Campana sobre campana", "El tamborilero", "Entren santos peregrinos", "Estrella del Oriente", "Posadas". O mais incrivel, é escutar a todos cantando juntos.

Para comer existem muitos pratos típicos para essa festa, como tamales, pambazos, tacos dourados, sopes, tostadas, pozoles, tinga entre outras comidas mexicanas. Se a festa for realizada na vizinhaça, provavelmente será sorteado quem irá levar o que.

No sábado passado participei da pousada realizada na rua de casa, entre vizinhos, cada um levou um prato, bebidas, piñatas e brinquedos para as crianças.

Bebemos ponche de frutas, que é bem docinho e quente, e como aqui nesta época faz muito frio, esquenta que é uma beleza!

Participamos da procissão, com música, dando volta de uma esquina a outra. Paramos frente a uma casa, e com música típica da festa, pedimos pousadas. Vejo como um ritual, tradicional e cultural, não somente uma festa para comer e beber, e sim, a consolidação de uma tradição.

Na mesa havia muitas comidas típicas, algumas que ainda não conheço.

Eu comi tostada de tinga, feito pela minha sogra. Uma delicia, já conhecia das famosas tostadas de coyoacán (haverá uma postagem sobre essas tostadas famosas aqui da Cidade do México).

A tinga pode ser feita de frango ou chorizo.

Fiz um pequeno video da pousada, deixe um like e inscreva-se em minha página no youtube.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page