O blog Brasileira vivendo na CDMX já assistiu o filme Viva a vida é uma festa aqui no México títulado de COCO, que estreioem 27 de Outubro, antes do dia dos mortos, data comemorativa e muito importante para os mexicanos, já ai no Brasil a estreia será dia 4 de Janeiro.
A Pixar resolveu fazer uma homenagem a esta comemoração mexicana que é patrimônio da humanidade, pela UNESCO. Então resolvemos recolher algumas informações curiosas sobre o filme, para que possa entender melhor o conteúdo e até descobrir uma nova maneira de ver o México.
Primeiramente para entender o filme e aprecia-lo, deve saber que o filme é sobre o Dia dos Mortos, uma data comemorada pelos mexicanos, como nosso dia de finados, porém, aqui no México é uma festa, colorida, musical e feliz.
Se voce ainda não assistiu o filme, cuidado está postagem contém muitos SPOLEIRS
Curiosidades:
1. Walt Disney, em 2013 quis apropriar-se e registrar como uma marca o DIA DOS MORTOS, porém mediante a esta situação, muitas pessoas em rede sociais demonstraram sua irritação, fazendo assim a empresa gringa voltar a trás com esta decisão, pedir desculpas e esclarecer que cometeu um erro.
2. Dia dos Mortos seria o nome do filme, que teve que ser mudado.
3. O diretor do filme Viva a vida é uma festa também digiriu Toy Story, Monsters S.A e Nemo, Lee Unkrich.
4. O filme mesmo com poucos dias de estreia no México, lotou os cinemas de toda a república mexicana e foi um sucesso de bilheteria.
5. A estreia do filme nos EUA foi quase 1 mês depois e também um sucesso de bilheteria deixando muitos filmes como A liga da Justiça para trás.
6. Foi a primeira vez que um filme da Disney e Pixar estreio antes no México que nos EUA.
7. Gael Garcia Bernal, ator que fez os filmes Má educação e Diário de motocicleta, deu a voz ao personagem Hector em espanhol e inglês.
8. Foram 5 anos de estudos aos produtores da Pixar para entenderem melhor essa festividades. Foram a diversos povoados pelo país e a Cidade do México para captar a essencial dessa festa e do povo mexicano.
9. Muitos disseram que o filme seria uma cópia do FESTA NO CÉU (The Book of Life) produzido por Guillermo del Toro. O tema dia dos mortos pode até ser o mesmo, porém quem assitiu o filme do Del Toro e assistiu Viva, deixou bem claro que somente o tema é o mesmo, história, desenhos e desenvolvimentos são totalmente diferentes.
10. Uma curiosidade divertida no filme, é a troca de nome para o Brasil, para não haver problemas com a pronunciação da palavra COCO e pensar em MERDA, Pixar no Brasil preferiu mudar o nome para Viva a vida é uma festa.
11. Dante, é o cachorrinho de rua que acompanha Miguel em suas aventuras. Sua raça é xoloescuincle, uma raça 100% mexicana e de muita tradição, já que os Mexicas (povo que habitava o México antes) acreditavam que os cachorros guiavam as pessoas falecidas até o mundo dos mortos.
12. Após entrarem no mundo dos mortos, Aos poucos Miguel vai se transformando em uma caveira, o mesmo passa com Dante, mas ele se transforma em ALEBRIJE que são artesanatos aqui no México, uma mistura de animais, cores e formas. No filme, ele é mencionado como um Guia espiritual, que como pode notar, ajudou muito a Miguel.
13. Muitos ficam na dúvida do porque se chamar COCO, primeiramente no filme já sabemos que a bisavó de Miguel é a Coco. Aqui no México, as mulheres chamadas Socorro são apelidadas de Coco.
14. No começo do filme, mas bem no começo, pode ser visto algumas referências de outros filmes da Disney e Pixar, pinhatas em formato de personagens como Woody, Buzz y Mike Wazowskde dos filmes Monstros SA e Toy Story. Outra referência é o carro do Planet pizzas, do filme Toy Story.
15. Ao decorrer do filme, aparecem muitos famoso mexicanos, o mais apreciado pela produção foi a pintora Frida Kahlo, qual tem sua presença em diversas cenas. Mas, tamém outros personagens mexicanos foram homenageados como o lutador de luta livre, El Santo, cantor e ator Pedro Infante, o heroi da revoluçao mexicana Emiliano Zapata, o ator Cantinflas, ator e cantor Jorge Negrete e dizem que há outros que aparecem, porém nao consegui localizar-los.
Fiz uma postagem anterior sobre Dia dos Mortos e seus significados, como o papel picado, onde aparece na introdução do filme, a flor de cempasúchil, a foto da pessoa falecida e entre outros significados importantes mencionados no filme.
Postagem sobre dia dos mortos:
Você já viu o filme? Deixe sua opnião ou comentário sobre o filme aqui embaixo!
S
SS