• Samy Nalesso

Um dia em Cholula - Puebla.

puebla

O blog brasileira vivendo na CDMX conheceu Cholula, que está no estado de Puebla, um pueblo mágico (povoado/cidade magica), uma cidade perto da Cidade do México, como mais ou menos 2 horas de ônibus, saimos da rodóviaria TAPO aqui na CDMX, entrada do metro SAN LAZARO da linha rosa. Saimos cedo de casa, fomos de taxi até a rodóviaria que é razoavelmente perto de casa. O taxi aqui costuma ser barato, mas cuidado, pois existem várias tarifas e também taxistas espertos.

Compramos os boletos de ônibus na mesma hora que chegamos a rodoviaria, a empresa que usamos se chama ESTRELLA ROJA, levamos mochila com lanche para tomar café da manhã, ainda bem, porque quando chegamos a Puebla, tudo estava fechado então não iamos conseguir tomar café da manhã em algum lugar.

Assim que chegamos a rodoviária de Puebla, como as 9 da manhã, fomos de lotação/ônibus, aqui chamados de micros ou peseros. Não lembro quanto custava o ônibus, mas lembre sempre de levar moedas faceis em seu bolso, mais fácil para pagar o transporte público aqui no México. Nâo foi fácil achar o ônibus certo, tivemos que perguntar duas vezes, havia muitos ônibus e as placas indicativas costumam ser confusas.

Chegamos por trás da piramide de Cholula, qual a primeira vista não parecia uma piramide, mas por incrivel que pareça é a maior piramide do mundo, com 400 metros por lado. Também é a piramie com o maior volume, 4.500.00 metros cúbicos. Mas em altura não ganha, já que tem 65 m , igual a piramide do SOL em TEOTIHUACAN localizada no Estado do México, e superada pelo templo IV DE TIKAL que tem 70 metros e a piramide Danta com 72 metros, ambas localizadas em Guatemala.

Toda essa contrução forma parte da zona arqueologica de Cholula, chamado de TLACHIHUALTÉPETL, não se sinta mal em não saber pronunciar, eu também não sei. Espero um dia aprender a pronunciar as palavras em NÁHUATL (idioma mexicano), poder fazer um video para ensinar a todos!

Primeiro, compramos os ingressos para entrar na zona arqueologica, custa 70 pesos (R$) , vale lembrar que o horário de funcionamento é das 9h ás 18h. A entrada começa pelos tuneis dentro da piramide, totalmente escuro e incrivel.

Após isso sairá em um campo aberto, uma caminhada generosa até a entrada para subir de fato a piramide. Como disse aparentemente ela não parece com uma piramide, sendo que foi construido em cima dela, existe uma igreja em sua ponta, lá em cima. Para subir requer um pouco de folego, nada impossivel, eu consegui subir, então qualquer um sobe.

Chegando lá em cima, existem mirantes, para que se possa apreciar a bela vista, incrivel vista eu digo, dois vulcões, popocatepetl e iztaccihuatl, os famosos POPO e mulher adormecida, informações já dadas em uma postagem anterior, não deixe de conferir.

Após algum tempo apreciando a vista, conhecendo a igreja por dentro e comprando souvenires na lojinha em cima da piramide, descemos para conhecer a cidade.

Fiquei apaixonada pelas ruas de pedra, casas coloridas e pelo pequeno Zócalo de Cholula. Entramos em lojas de artesanatos e conhecemos a pequena cidade.

Paramos para comer no restaurante ENAMORADA, que fica no centro, no Zócalo de Cholula. Escolhemos o buffet, não lembro o valor, porém posso dizer que não é caro e se come muito bem.

Havia uma dupla tocando MARIMBA, um clima perfeito.

Caminhamos mais pela pequena cidade, paramos em um lindo bar, colorido com papéis picados, bem mexicano e aproveite para provar a cerveja mexicana e o famoso pulque, uma bebida fermentada mexicana, originalmente branca e espesa, cujo sua origel é pré-hispanica. Uma bebida que super indico que provem aqui no México, uma delicia.

Após isso, voltamos a Puebla, cidade com o mesmo nome do estado, e caminhamos pelo centro da cidade, totalmente colonia, da maneira que eu adoro. Fomos ao zócalo de Puebla, centro histórico, entramos na cadetral, há muitas lojas, movimento de pessoas no centro, venda de balões e comidas de ruas, restaurantes e muitas coisas para fazer. No zócalo existem opções turistas, tranvias e onibus de turismo para conhecer a cidade.

EXTRA: Não deixe também de provar as famosas CEMITAS, sanduiches poblanos, as melhores são feitos ai.

Por volta das 18h voltamos para a rodoviária, qual tivemos que pegar um onibus para chegar, e por volta das 20h chegamos em casa.

Minha dica de passeio perto da CDMX e razoalmente barato é o estado de Puebla, em um dia você pode conhecer Cholula e Puebla, há diversas coisas para se fazer nessas cidade, esse foi o meu passeio para vocês!