top of page
Samy Nalesso

Cempasúchil


Cempasúchil conhecida também como a flor dos mortos, é uma flor comum na temporada de dia dos mortos aqui no México. Seu nome cientifico é Tagetes erecta. A palavra “cempasúchil”, como tal, vem do náhuatl y (idioma mexicano) significa ‘vinte flor’ o ‘flor de vinte pétalas’.

leo casas

(Foto de Leo Casa, campo de cempasúchil em Atlixco, Puebla.)

No México, a flor de cempasúchil se utiliza como decoração e oferenda, um ritual no dia Dia dos Mortos. É habitual utilizar as pétalas para marcar o caminho que devem seguir as almas dos difuntos até o altar feito em sua homenagem. Isso se deve que tradicionalmente se dizia que as petálas iluminavam o caminho de volta dos mortos.

No filme COCO ( A vida é uma festa) a flor de cempasúchil tem um papel super importante, desde o começo quando mostra a família de Miguel enfeitando a casa e o alta de dia dos mortos, a quando miguel pisa nas petálas, elas brilham e o levam ao mundo dos mortos, a mesma petála tem o poder de trazer-lo de volta ao mundo. Ela é o centro de toda a história, quando Hector tenta passar a ponte de cempasúchil mas não consegue pisar nas flores e afunda como areia movediça.

coco

Essa flor é conhecida desde a época pré-hispânica, hoje em dia as cidades se enfeita na temporada de dia dos mortos, as ruas, estabelecimento, cemitérios e principalmente em casas, em seus altares para o dia 2 de novembro.

As petálas para os antigos Mexicanas, eram como o Sol. Eles usavam para enfeitar as tumbas, já que acreditavam que guardavam o calor do dia e o aroma guiava os mortos.

Aqui na Cidade do México, no dia dos mortos as ruas ficam todas enfeitadas, cada ano propõem um estilo diferente, este ano de 2018, houve um mercado ao ar livre na Avenida Paseo de la reforma.

Tanto em reforma, quanto no mercado jamaica (famoso mercado da cidade do méxico que vende flores) os vasos de cempasúchil estavam a $20 pesos.

1.137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page