top of page
  • Samy Nalesso

10 comidas natalinas aqui do México.


Esse ano será meu segundo natal com a família do Léo, e realmente sinto falta da maionese, a farofa, tender bola entre outras coisas maravilhosas que o brasil tem pra comer né? Aqui no México eles são bem tradicionais em tudo, tive a oportunidade de provar os pratos dessa temporada, resolvi fazer uma lista de pratos típicos natalinos aqui no México. Mas, claro que pode mudar de família a família.

Para quem quiser provar os pratos, podem fazer em casa, procure as receitas no google. Mas, quem estiver por aqui nesta temporada, poderá experientar em restaurantes como VIPS, TOKS, SANBORNS, restaurantes de hóteis.

1. Bacalhau.

O Bacalhau é um prato típico representativo no natal dos mexicanos, mas também é um prato tradicional da semana santa como no Brasil. Esse prato é uma receita espanhola, da época da conquista, eles consumem o bacalhau da Noruega.

Acho uma delicia, minha sogra particularmente faz ele cortadinho, com batata, chile guero e azeitonas.

* Eu adoro, e na noite de natal na casa da minha sogra não falta.

2. Tamales.

Eu sou louca por tamales, principalmente os verdes como o da foto, ele vem com frango por dentro.

Apesar dele ser bem tradicional, não é servido na família do meu namorado na noite de natal.

Deixamos para comer ele todo o ano , já que é possível encontrar em qualquer lugar e dia do ano. Existe até uma data especial para comer-los em família, dia 2 de fevereiro, dia da Candelária.

3. Peru

Chamado também de Pavo ou Guajolote, o simbolo da comida natalina em muitos países, aqui também é uma tradição, a diferença do que eu comia no Brasil é que muitas pessoas não comprar aqueles perus que vendem no supermercado, minha sogra por exemplo compra em mercados públicos que vendem mais naturais e gigantesco. Tem gente que compra eles vivos e alimentam até o dia do natal ou ano novo que também é consumido.

Outro detalhe é que eles recheiam os perus a gosto. Os recheios podem ser preparados caseiros mas existem misturas já preparadas no super.

*Minha sogra não costuma preparar-lo para o natal e sim para o ano novo.

4. Romeritos.

Outro prato totalmente tradicional e que como somente nesta época do ano são os romeritos , a receita contém folhas de romero. São banhados com mole e algumas vezes leva camarões.

Romeros = Alecrim.

* O favorito da família do Léo, eu não curto alecrim, mas amo o Mole.

5. Ponche

A bebida mais consumida nesta temporada, talvez pelas baixas temperaturas que começam em dezembro, já que é servido bem quentinho.

Comum nas pousadas e na noite de natal. O ponche é uma tradição da época da conquista. A bebida é preparada, com Tamarindo, pedaços de cana de açúcar, maça, goiaba, tecojote (fruta tipica mexicana), peras, ameixa, cravo,

entre outros...

* Este não falta aqui em casa.

6. Atole de Goiaba.

Uma bebida quente de origem asteca já que na época se consumia muito milho, é extramente tradicional e sempre é servido com tamales.

hoje em dia já existem diversos sabores, mas dizem que o tradicional é o de goiaba.

* Não fazemos nesta época.

7. Salada de maçã.

Eu particularmente adoro, aqui em casa costumam servir com a comida como salada, mas é conhecida também como sobremesa.

8. Perna adobada.

A perna também é tradicional no Brasil, só que aqui no México eles costumam colocar um pouco apimentado. No começo foi difícil acostumar , mas agora eu adoro esse leve picante.

Esse molho vermelho é o achiote, mesmo molho que preparam os tacos al pastor e o picante vem do chile ancho.

9. Lomo de porco.

A carne de porco pode levar diferentes molhos, recheios e acompanhamentos.

No natal aqui em casa é o substituto do peru.

10. Buñuelos.

Os buñuelos podem ser uma boa opção para a sobremesa, é vendida principalmente nesta época do ano em todos os restaurantes tradicionais.

Está feito de mel, piloncillo (rapadura) e canela.

2.380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page