Muitos memes percorrem a internet nesta temporada natalina, principalmente os memes da Maratona de Guadalupe - Reis, uma piada interna mexicana, já que vem com muito significado das tradições e cultura deste país. Essa piada mexicana, acontece sempre assim que termina o dia da Virgem de Guadalupe, 12.12 e termina no dia de Reis, 06.01.
E dizem que toda essa piada começou nos anos 90, mas para mim é bem atual, é pelo incrível consumo de comida e festas dessa temporada. Claro que Já sabemos que nesta época do ano comemos muito por conta das festas de fim de ano, tem festa no trabalho, entre amigos e familiares, e as comidas sempre são maravilhosas né?
CLICA AQUI Já viram o post sobre 1O comidas natalinas aqui no México?
Eu já sinto falta da minha farofinha e salada de maionese dessa temporada ai no Brasil, mas aqui no México também come-se muito bem. Como eu sempre falo no instagram Brasileira vivendo na CDMX, o mexicano é de festa e comida, e comem, muito, rs.
Então essa MARATONA Guadalupe - Reis é uma piada interna que explica o tanto de comida que os mexicanos consomem nesta época que leva do dia 12 de dezembro, dia da Virgem de Guadalupe até o dia 6 de janeiro, dia de reis.
No 12 de DEZEMBRO, milhares de peregrinos já passaram pela basílica de Guadalupe para comemorar o dia da padroeira do México, é um dia muito importante e todos os mexicanos estão voltados a este dia especial. Muitos vem de longe, caminhando, correndo, de joelho, em ônibus ou carros para agradecer, pedir ou somente comemorar mais um ano. A fé é uma questão essencial na vida dos mexicanos, mesmo aqueles que não vão até a mais importante basílica, localizada aqui na Cidade do México, não deixam de agradecer a virgem de alguma maneira. Há milhares de imagens da nossa senhora espalhadas pela cidade, e em todas eles enfeitam. Muitas pessoas nesta noite do dia 11 para o 12 de dezembro, se reunirem junto a imagem, levam comida e bebida, grupos de musica ao vivo e fogos de artificio para comemorar.
CLICA AQUI para conhecer mais sobre o dia da VIRGEM DE GUADALUPE aqui no México.
Após essa data, muitas empresas e amigos costumam se reunir em bares e restaurantes para fazer as festas de final de ano, sempre tem muita bebida e comida, eles aproveitam para agradecer, comemorar e fazer também rifas de prêmios ou até amigo secreto, mais conhecido aqui como intercambio.
Do dia 16 ao 24 de dezembro ocorrem em muitas ruas, casas, empresas entre outros lugares as famosas pousadas, elas tradicionais mexicanas, e duram nove dias antes do natal, já viram o post sobre essa tradicional festa mexicana ?
A pousada sempre tem muita comida, bebida, musica ao vivo e Pinhata, claro que não se deixa de lado o cunho religioso dessas festas.
CLICA AQUI para conhecer mais sobre as pousadas aqui no México.
CLICA AQUI para saber mais sobre as PINHATAS.
No 24 de dezembro a noite as famílias se reúnem para a ceia natalina como ai no Brasil, claro que muda o cardápio, porém a festa é a mesma, bem familiar e muito amor.
CLICA AQUI para ver meu primeiro natal com minha família mexicana.
No dia 25 de dezembro muitas famílias, incluído a minha, compramos pão francês, aqui chamado de bolillo e requentamos a comida da ceia de natal. Então o bacalhau, perna, peru, tamales, romeritos, colocamos dentro do pãozinho e comemos o dia inteiro de pijama vendo tv, é um dia bem preguiçoso.
No dia 28 de dezembro é o dia dos Santos inocentes, seria o nosso dia da mentira comemorado em 1 de abril, então só tomem cuidado porque os mexicanos são bem engraçadinhos e adoram tirar uma com a nossa cara.
No dia 31 de dezembro e 1 de janeiro, o ano novo aqui não é celebrado de branco como estamos acostumados no brasil, mas eles acreditam muito na cor da roupa de baixo rs.
Aqui a ceia é farta igual ao brasil, e a comida que se serve aqui no México neste dia é muito parecido com a ceia natalina.
Muitos lugares como o Anjo da independência se reúnem pessoas para ver os fogos e há shows grátis.
No dia 6 de Janeiro, aqui é o tradicional dia de Reis, muitas pessoas no Brasil devem conhecer, porque diz a lenda que os presentes dados pelos 3 reis magos a menino jesus, não chegaram exatamente no dia do seu nascimento e sim alguns dias mais tarde, então tradicionalmente aqui no México as crianças ganham presentes nesta época dadas pelos reis, mas você deve estar se perguntando e o papai noel? Aqui chamado de Santa Claus, porque é uma invenção gringa, assim dizem os mexicanos, hoje em dia o papai noel também da presentes na noite do dia 24 de dezembro, mas meu namorado conta que quando ele era criança, o natal era somente a data para celebrar o menino jesus e os presentes estavam a cargo dos 3 reis magos.
Então aqui se gasta muito com crianças nesta época, as lojas ficam cheias.
No dia 6 de Janeiro, o dia de reis, é tradicional, em todos os lugares, trabalho, amigos e familiares cortarem a famosa rosca de reis, é um pão doce, em formato de rosca, muitas vezes torcidas, com frutas cristalizadas, não costuma ser recheada, somente contém as vezes 3 ou mais meninos jesus, que nada mais é que um boneco de plastico ou cerâmica dentro do pão.
Quem acha esse bonequinho, é abençoado todo ano, mas aqui eles falam que quem acha na verdade vai começar gastando, porque também fica em cargo de comprar tamales e atole para o dia 2 de fevereiro, dia de candelária, um dia que todos se reúnem para comer tamales.
CLICA AQUI para ler meu post de dia de reis.
Eu falo sempre que os mexicanos sempre estão buscando motivos ou para fazer pachanga (festa) ou para tragar (comer). Claro, é um pais feliz, cultural e super tradicional, e eu sempre penso que é uma maneira de seguir a vida, mesmo com tantas dificuldades, eles se mantem felizes e animados para o dia a dia.