top of page
  • Samy Nalesso

10 tradições mexicanas para o Ano novo.


Última postagem de 2018!!!!!

Antes que começar, quero agradecer por mais um ano incrível podendo mostrar o México para vocês, fico tão feliz com as mensagens de carinho, dicas, apoios e claro as críticas construtivas!

Siga a @brasileiravivendonacdmx e veja sempre meus stories.

No México não usam branco para a chegada do ano novo, infelizmente, porque é minha tradição favorita ai no Brasil. Aqui no hemisfério norte como sabem nestas datas são bem frias, já que estamos no inverno. Eu nem roupa nova coloco já que tenho que usar suéter, mas dizem que é ruim, sempre deve usar roupa nova para entrar em um ano novo, dizem que que chama abundancia a sua vida.

Como em qualquer eles também tem suas tradições, e provavelmente algumas parecidas com as do Brasil e outras partes do mundo.

1. 12 uvas, 12 desejos: Comer uvas no Brasil também fazemos, aqui são 12 uvas para cada membro da família ou quem está na festa, elas devem ser ingeridas nos últimos 12 campanadas do ano, e para cada uva comida deve fazer um pedido.

Eu acho super difícil comer tudo isso de uva tão rápido e ainda pensar em desejos, não sei o que me preocupo primeiro, em não engasgar ou fazer um desejo por casa uma.

Na família do meu namorado, costumam colocar as uvas dentro da sidra, então tomamos toda a sidra de uma vez, comemos a uva com os desejos e ainda sobra mão para os sinos.

2. Sinos: O costume de usar sinos pequenos a meia noite e passar ele pela cabeça da pessoa para tirar as más vibras e entrar bem o próximo ano.

3. Balde de água: Depois de tudo isso, costumamos ir para a rua, minhas cunhadas jogam água de um balde para a rua, dizem que é para limpar e receber novas energias a casa.

4. malas para viajar muito: Sempre deixamos malas de viagem vazias mesmo perto, porque tem a tradição de correr até a esquina. A tradição é tirar um par de malas e dar a volta no quarteirão, desejando viagens todo o ano, dizem que quanto mais longe caminhar mais longe será sua viagem, e no caso se são casados, os dois tem que sair juntos com a mala.

5: Varrer as más vibras: Também muitos mexicanos varrem com uma vassoura a porta até a rua, assim expulsam as más vibras, a negatividade, e coisas ruins do lar.

6. Dinheiro atrai dinheiro: Em busca de prosperidade econômica, existem pessoas que colocam moeda em um sapato ou dinheiro no bolso.

Eu gostava no Brasil de comer lentilhas com os pês sem tocar o chão.

7. Fogos de artificio: Uma das tradições mais importantes do mundo, aqui não é diferente, as 12 pm começa a queima de fogos. Infelizmente nesta temporada muitas fabricas explodem, com isso e que o a taxa de poluição muito alta aqui na Cidade do México o governo da cidade não irá fazer mais sua tradicional queima de fogos na Reforma.

8. Cohetes: Aqui são como bombinhas, que você coloca fogo e joga longe, ela explode. Muito usado nesta época do ano, adorado pelas crianças, porém proibido por lei. Eles usam para queimar as coisas ruins.

9. Mercado Sonora: o Mercado Sonora é tradicional por suas limpas, vendas de produtos de santeria e nesta época do ano vendem pacotes da boa sorte, chamados de amuletos para a fortuna.

10. Ceia do ano novo e requentar a comida no dia seguinte: Uma tradição mundial eu acredito, as comidas não fogem muito das que eu listei no post 10 comidas natalinas no México, confere lá. E no dia seguinte vamos por pão francês (pão de sal, aqui chamado de bollilo) e comemos todo o dia, ficamos de pijama, vemos filmes e dormimos. A cidade do México fica vazia, ótimo dia para passear e tirar fotos, mas pode ser que vários lugares estejam fechados.

Dicas: Se vai passar o final do ano aqui, existem vários restaurantes e antros que ficam abertos, com ceia ou somente bebidas para esta virada.

De graça? O governo da cidade do México faz um show em reforma, este ano 2018-2019 o show será na glorieta de La palma, show de Los angeles Azules e la diosa de la cumbia, Margarita.

O que vocês costumam fazer para passar o ano com boa energia? Me contem!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page