A Plaza de la Constituición também conhecido como Zócalo capitalino é o coração do centro histórico da Cidade do México, cheio de contraste com o moderno e o histórico. Essa praça é um ponto certeiro para os turistas conhecerem a cidade, com pouco ou muito tempo de instancia na cidade é um dos lugares mais importantes.
Meu lugar favorito na cidade, pela super diversidade e atrativos, desde museus, ruínas antigas, compras e comidas mexicanas. O primeiro ponto a se conhecer.
Você sabia que a cidade do México antes era uma cidade asteca e que se chamava Tenochtitlan?
Hoje em dia é Patrimônio da Humanidade, declarado pela Unesco.
Então resolvi fazer uma lista de lugares que se devem conhecer no centro histórico da Cidade do México, começando pelo Zócalo:
1. Visite o Templo Mayor e conheça o museu e as ruínas arqueológicas que mostram a antiga cidade pré-hispânicas, qual foi construído em cima a nova Espanha e a atual cidade do México.
Preço: 70 pesos (R$13.01 - valores em julho de 2018)
horários: Terça a domingo das 09h ás 17h
Entre o Templo Mayor e a catedral sempre há astecas que dançam e fazem limpa.
Vale super a pena parar um pouco para admirar-los e tomar muitas fotos. Não esqueça de colaborar com alguns pesitos.
2. Visite o Palácio Nacional, e conheça a sede do poder executivo do México, sendo que a Cidade do México é a capital do pais. Dentro desses corredores caminharam Vi reyes, ex-presidentes, Zapata e Diego Rivera, um dos muralistas mais importantes do México, no palácio é possível encontrar diversos murais de Diego Rivera, qual contou a historia da cidade pré hispânica, Tenochititlan.
De verdade para mim esses murais são incríveis.
Não esqueça de entrar no museu casa do presidente Benito Juarez e no museu sobre a história do Palácio Nacional.
Grátis sempre.
Horários: Terça a Domingo das 09h ás 17h.
Dica: Não se esqueçam de levar um documento com foto, qual ficará apreendido até sua saída.
Vale lembrar que pode ocorrer dias ou horas fechado, esse palácio é usado como departamento público, então há funcionários do governo e muitas vezes eventos precedidos pelo presidente do México.
3. Entre o Palácio Nacional e o Templo Mayor existe uma rua chamada Calle Moneda, uma das ruas mais antigas da Cidade do México, hoje em dia você irá encontrar em qualquer dia muitos vendedores de rua, e mais para o fundo ruas de comércios, curioso que nesta rua, antes da chegada dos espanhóis, era uma zona comercial, onde se vendia frutas, cereais e verduras
4. Nesta mesma rua, você ira muitos edifícios antigos e o Museu nacional de las culturas, funciona das 10h ás 17h, aberto a todo público.
5. Visite a Catedral metropolitana, uma joia católica, bem representativa do poder espanhol, deve ser conhecida por dentro.
Aberto das 08h ás 20h.
6. Se quer tomar café da manhã ou almoçar, eu indico uma das TERRAZAS, restaurantes com vista ao Zócalo. Não sei se a comida é boa, mas a vista é excelente.
7. Mas também uma opção excelente, para conhecer um dos hotéis mais famosos e icônicos da cidade, Gran Hotel Ciudad de México, ele fica na 16 de Setiembre. Ao lado do Zócalo. Tome um café ou coma algo em sua Terraza (terraço) com uma vista espetacular para o Zócalo, e aproveite para conhecer o hotel por dentro e todo seu luxo e detalhes.
Dica: Dia de bandeira bem bonita, tome uma foto ai no meio da praça, com direito a bandeira do México e linda paisagem da praça.
8. O metro nesta zona cêntrica, foi construído em volta de ruínas arqueológicas, então a dica que eu dou, caso use o metro, vá até o metro PINO SUAREZ, que está ao lado do Zócalo e veja as partes expostas da antiga cidade asteca.
Dica: Para ir ao Zócalo, depende muito de qual hotel esteja ou onde esteja hospedado. Caso seja longe, desça na linha azul do metro, na estação Zócalo. Mas, caso esteja perto, vá caminhando, há muitas coisas incríveis para se ver no centro histórico da Cidade.
9. No zócalo, é um dos pontos dos ônibus de turismo tradicionais aqui da cidade, como Turibus e Capital bus, também existe a tranvia, antigo ônibus que também faz rotas com lendas urbanas.
Seu ponto está localizado ao lado da Catedral.
10. Cuidado com as ruas atrás do Palacio Nacional, realmente são muitas lojas de diversos artigos, muito parecido com Saara do Rio de Janeiro e uma 25 de março de São Paulo, porém ao adentrar mais pode ser perigoso por roubos.
Para quem já conhece o Zócalo, qual sua parte favorita?