top of page
  • Samy Nalesso

Conheça o Dia da Candelária.


O dia 2 de Fevereiro é conhecido como o dia da Candelária, o tradicional dia de pagar por ter cortado aquele pedaço da rosca de reis que veio premiada com um bonequinho de menino jesus, aqui no México a tradição é obrigatória e não queira fazer inimizades, se você ganhou o bonequinho no seu pedaço do pão, terá que comprar tamales para todos que comeram aquele pão de reis no dia 6 de janeiro contigo.

Os tamales mais tradicionais são feitos de milho, farinha, manteiga, sal,algum tipo de carne e um molho.

Existem tamales (muito parecido com a pamonha) de muitos sabores, doces e salgados. Minha favorita é de salsa verde, pode ser um pouco picante, mas é uma delicia. Já existe versões mais modernas como de nutella, queijo filadelfia entre outros...

Os mais tradicionais são de rajas, salsa verde, mole e de abacaxi com passas. Eles costumam se reunir entre amigos e familiares para comer no dia 2 de fevereiro, vale lembrar que quem tirou o bonequinho (menino Jesus) do pão de reis tem que pagar os tamales e o atole que é uma bebida feita a base de milho, tem muitos condimentos. Eu particularmente não gosto. 

Mas, voltando a tradição do dia 2 de fevereiro, conhecido como dia da Candelaria, quando termina oficialmente o ciclo do natal, cumprindo os 40 dias desde o nascimento de jesus. De acordo com a história, Fray Bernadino de Sahagún diz que o dia 2 de fevereiro começava o calendário solar dos habitantes da antiga cidade Tenochitlan (antiga cidade azteca, hoje Cidade do México), mas claro que o simbolo de jesus veio junto com a conquista dos espanhóis trazendo o catolicismo.

Só que não é somente os tamales importantes nesta tradição, para muitas pessoas, também é dia de levantar o menino jesus que esta deitado nos presépios  (aqui chamados de nacimientos). O menino Jesus é retirado do presépio pela sua madrinha (pessoa da casa que comprou, colocou o presépio e quem compra a roupa para este evento) e é vestido com uma roupa brilhante e bem chamativa. 

Nesta época do ano é possível encontrar várias lojas que vendem meninos jesus de tamanho natural e roupas de diferentes cores, estilos e brilhos para vestir-lo como queira.

Depois de vestir-lo, muitas pessoas carregam ele nos braços, como um bebê e levam até a igreja para serem abençoados.

Os meninos jesus, costumam ficar na casa das famílias mais tradicionais, sentados em uma cadeira, deitados em um bonito lugar ou expostos dentro de algum móvel na sala na espera de um novo ciclo.

Conheça sobre a tradição:

1. Segundo a bíblia, o menino jesus foi apresentado ao templo de Jerusalém no dia 2 de fevereiro. 

2. Aqueles que tiraram o bonequinho do menino jesus na rosca de reis, irão convidar (pagar) os tamales a todos da casa, amigos ou escritório. ( a rosca de reis costuma ser cortada e dividida em grupos família ou amigos).

3. Acredita-se que neste dia se levanta o menino Jesus do presépio para vestir-lo para continuar sua rota católica.

4. O nome do dia, faz referencia a Virgem da Candelária, simboliza o Cristo como uma luz candela que chegou a iluminar a todos.

5. A cultura pré-hispânica acreditava que os deuses utilizavam o milho para criar o homem.

6. A palavra TAMAL significa ENVUELTO (envolvido) que vem do NAHUATL - TAMALLI.

Onde comer tamales?

Existem vários lugares que se pode comprar, se você mora aqui, logo irá encontrar algum posto na rua, compre para provar, só assim saberá se é bom. Pode ir a mercados públicos, sempre há vendendo dentro ou perto.

Também estão a venda no supermercado ou oxxo:

Eu já provei os tamales da La costeña, e particularmente gostei muito, já levei vários para o Brasil. Ótima embalagem para viagem, somente colocar no microondas e seguir as instruções, sai quentinho.

Também existem os famoso tamales de la Balbuena.

Fica no retorno 24 da Fray Servando no Jardin Balbuena.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page