• Samy Nalesso

Walking tour: Teotihuacan desconocido.

walking tour

Recebi meu primeiro convite como blogueira (me aguenta agora 😂) para fazer um Walking tour em Teotihuacan com a empresa de turismo @teotihuacandesconocido, e eu que nunca tinha feito um passeio turístico com guia, fiquei super empolgada.

Claro, eu aceitei, mas infelizmente na semana que marcamos foi impossível porque estávamos sem gasolina na Cidade do México devido a problemas de roubos de gasolina pelo país, quem me acompanha pelo Instagram @brasileiravivendonacdmx sabe que eu comentei muito sobre isso...

Fomos o Léo, minha sogra, minha cunhada e eu na seguinte semana, em uma sexta feira bem cedinho, já que marcamos com o guia turístico as 9 am na entrada 1 do sítio arqueológico de Teotihuacan.

Este sitio arqueológico fica no Estado do México, a 40 km, exatamente 1 hora da Cidade do México.

O guia turistico, Freddy nos comentou que custa 700 pesos por grupo de 1 a 27 pessoas, lembramos que esse passeio foi um convite do @teotihuacandesconocido.

O Walking tour tem uma duração de 3h30, fizemos em mais porque confesso que nos aproveitamos do menino, mentira, nos tínhamos fome e chamamos ele pra tomar café da manha, mas o passeio incluem um recorrido de norte ao sul pela calçada dos mortos, subir 3 piramides, Quetzacoatl, a do Sol e da Lua. Passar por conjuntos habitacionais e pinturas em murais originais, depois fomos ao um conjunto habitacional (ruínas antigas) que esta fora do sitio arqueológico, e covas, passamos por uma ponte pênsil e uma tirolesa para terminar provamos pulque, mezcal, marmelada e docinhos de produtos 100% mexicanos.

Eu achei esse preço babado! Super barato!

Vale lembrar que é o preço somente do guia, para chegar a Teotihuacan e mover-se por lá, junto com o preço da entrada do sitio arqueológico é a parte.

Como chegar no Sitio Arqueológico de Teotihuacan?

Metro + Ônibus (transporte público):

“autobuses del norte” Tem que ir até o metro da linha 5 amarela, descer na estação(pode pedir um uber ou táxi do seu hotel ou casa até essa estação do metro, o terminal de ônibus fica do ladinho da estação de metrô.) lá você irá encontrar algumas opções de ônibus com destino Teotihuacan, não tem muito mistério eles deixam bem grande os nomes e às vezes tem até uns banners com as pirâmides, você já irá comprar ida e volta (redondo) para que já tenha certo a volta, custa 100 pesos ida e volta, verifique com a vendedora qual a porta do sitio arqueológico que passa o ônibus passa para que desça na correta, mas sem problemas, você pode combinar com o guia a entrada que quiser, eles são bem flexíveis. E também pergunte a atendente qual porta do sítio arqueológico o ônibus passa para pegar de volta a CDMX.

Não tenha medo, muitos estrangeiros usam essa rota pra chegar as pirâmides porque é a mais econômica, te deixa e busca na porta do sítio, não tem horários, ele passa de 15 em 15 minutos.

Uber ou Taxi:

Muitas pessoas usam Uber ou taxi, vale lembrar que deve ser combinado com o motorista algumas horas e preço para que ele te espere, sim neste caso sairá mais caro.

Carro particular ou alugado:

Para ir de carro saindo da Cidade do México somente seguir o WAZE ou GPS, tem que ir pela autopista México Pachuca e sair a esquerda pela carretera de Cuota San Juan Teotihuacan, a viagem é de 1 hora aproximadamente. O estacionamento para veículos normais custa 45 pesos.

Ecatepec Pirámides km.22 + 600, San Juan Teotihuacan de Arista.

Informações do Sitio arqueológico:

O sitio arqueológico abre as 9 da manhã, aconselho a chegar no primeiro horário para poder tirar aquelas fotos incríveis e não ter fila para subir. O ingresso de entrada custa 70 pesos para mexicanos e estrangeiros (pode entrar e sair por todas as porta o dia inteiro, vale também para entrar no museu), somente aos domingos é grátis. Lembrando que o sitio arqueológico abre todos os dias do ano.

Já começando o tour, Freddy, nosso guia ensinou o significado de Teotihuacan, que em Náhuatl, significa: “el lugar donde los hombres se convirtieron en dioses” “lugar donde se hicieron los dioses” o “ciudad de los dioses”. - em português: O lugar onde os homens se convertem em Deuses. Lugar onde se fazem os deuses. Cidade dos Deuses.

O tour que eu ganhei do @teotihuacandesconocido foi demais, passamos por todo o sitio arqueológico com um guia experiente na região, comentando fatos da historia e das lendas de Teotihuacan, subimos as 3 piramides, entramos no museu, e outros vestígios e ruínas dos aztecas impressionantes.

Eu já fui as piramides algumas vezes anteriormente, porém foi a primeira vez que fiz esse passeio com um guia turístico e adorei a experiência, é ótimo poder identificar a historia através do que estamos vendo.

Após caminhar pelo sitio arqueológico, fomos provar pulque, que explicava o guia enquanto provavamos a bebida dos deuses, que é uma bebida alcoólica feita do suco fermentado do agave, consumida tradicionalmente na Mesoamérica. Embora seja tida popularmente como uma cerveja, o principal carboidrato da bebida é uma forma complexa da frutose, e não o amido.

O maguey, como a planta é conhecida localmente, não é um cacto, como já se acreditou, mas sim um agave. Era tida como uma das plantas mais sagradas do antigo México, ocupando um lugar de destaque nos rituais religiosos e na indústria local mesoamericana.

Essa bebida tradicional é a curada com sabores diferentes, pode ser de qualquer tipo de fruta ou de aveia. Eu gosto de abacaxi, morango e manga, sempre são as mais fresquinhas, mas se nunca provou, comece para a natural, sem sabor adicional.

Como era bem cedinho, aproveitamos para tomar o café da manhã (foi ai que a gente se enrolou e demorou mais do horário previsto), pedimos para acompanhar os Pulques (que vem no pacote do Walking tour, comida deve ser pagas separadamente caso queiram comer) alguns sopes e quesadillas que estavam super gostosas, e por ser uma zona turista o preço saiu super em conta para 4 pessoas. Comemos 4 sopes grandes com bife mais 5 quesadillas por 300 pesos. Os pulques foram por conta do tour.

O guia também nos levou a uma apresentação de produtos 100% mexicano, onde eles apresentaram e nós provamos alguns produtos como geleias, mezcal, docinhos de sabor de Tunas e Nopales. Tinha shampoo, sabonetes e outros produtos naturais. Vai preparado para gastar nesta parte também, já que da vontade de comprar tudo, tinha produtos de 20 pesos a 900 pesos.

Para finalizar, só tenho a agradecer o Guia Freddy, que nos acompanhou neste dia, foi extremamente divertido e aprendemos muito mais que quando vamos sozinhos, aproveite muito e conheci lugares incríveis que sozinha nem saberia.

Além do pagamento de 700 pesos pelo Walking tour, eu indico que no final do passeio, dar ao guia uma propina, que aqui chamamos de gorjeta, se vocês são em muitos de algo proporcional. algo mais de 100 pesos por favor. Lembre que aqui é algo tradicional a gorjeta.

Dicas:

1. Chegar cedo ao sitio arqueológico para que possa aproveitar mais e tirar fotos sem uma galera disputando o mesmo lugar.

2. Passar protetor/bloqueador solar 3. Se usar chapéu e/ou óculos de sol ajuda muito. 4. Usar roupa confortável e pratica para caminhar muito. 5. Se possível, ir de tênis.

6. Comprar/levar água e hidratar-se muito.

Confira mais sobre os pacotes de tour @teotihuacandesconocido

Eles tem opções de balão, em bicicleta e caminhando que foi o que fiz.