top of page
Samy Nalesso

Gorjetas no México.


Uma das informações importantes do México, é a cultura da gorjeta... Aqui eles dão gorjeta para tudo.

A chamada PROPINA, não poderia ter um nome melhor né?

A gorjeta é um dinheiro que se deve dar no final de um serviço, não é obrigatório, não existem leis, porém é uma educação geral no país, não somente para quando se vai a um restaurante, aqui a prática é usada em qualquer tipo de serviço realizado, dos mais simples aos mais elaborados.

Nós brasileiros, principalmente em São Paulo, onde posso falar com causa, já que sou paulista, não temos essa cultura e formalidade mediante ao trabalho do próximo. Nos restaurantes é colocado a gorjeta junto ao valor descriminado os 10% ao garçom, não somos obrigados a deixar, pode até pedir para retirar da conta. Porém, acredito que nunca pedi para ser retirado, muitas pessoas relatam que somente deixam os 10% quando gostam do serviço do garçom.

Existem outras modalidades aqui, como a caixinha, que deixamos no final do ano para as pessoas colocarem dinheiro extra de agradecimento, qual é repartido pelo numero de funcionários. Já cheguei a ver aquela caixinha, que damos para os montadores, entregadores e até para o valet, nada muito alto, porém a diferença é que no México, a grande parte das pessoas não tem um salario fixo e quando tem, são geralmente bem baixos, não tem direitos trabalhistas nem outros benefícios.

Minha primeira visita ao México admito que não deixei propina a ninguém, porque eu não sabia, hoje em dia eu penso que vergonha que eu passei, as pessoas devem ter falado muito mal de mim, rs...

Não vem descrito nas contas, então quando não se sabe, ou se ninguém te der um toque vai passar direito.

Aqui você pode dar 10% também, 15% ou até 20%, não existe nada estabelecido, vai ao seu critério, e não deixe de dar, muitas pessoas aqui trabalham somente para receber as gorjetas, é muito comum não terem salários ou trabalhos fixos.

LEMBRANDO, Não é uma regra, não é obrigatório, porém é um CULTURA. E não deixar a gorjeta é mal visto.

Então, quando devo deixar? (a critério de vocês)

Em um restaurante, costumo deixar 10%, quando estamos em mais pessoas, em um grupo grande de amigos ou família, deixamos mais.

Nos supermercados é sempre possível encontrar senhores e senhoras da terceira idade que empacotem suas compras, sempre deixe algumas moedinhas, dependendo de quanto ele for empacotar, eu sempre deixo um valor aproximado a 5 PESOS. (ESSE SIM EU PEÇO QUE VOCÊS DEEM POR FAVOR, muitas vezes são idosos que só recebem essas moedas)

No posto de gasolina, em quanto o seu carro é abastecido, eles costumam limpar o seu vidro do para-brisa, deixe algo como 10 pesos também.

Em hotéis, aeroportos, táxis, eu recomendo algo por volta de 20 pesos, em hotéis mais luxosos você poderá subir a 50 pesos.

Taquerias e postos de comida de rua, deixe ou os 10% ou algumas moedas (divido) a as pessoas e taqueiros que atenderam você. Repare que sempre vai ter um porquinho ou potinho la.

Então, quando forem fazer suas planilhas de gasto de viagem ao México, ou até mesmo seus planos de gastos, é bom incluir este gasto.

599 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page