top of page
Samy Nalesso

Conheça Coyoacán.


Coyoacán é um bairro lugar mágico aqui na Cidade do México, conhecido por muitos por ser o local de nascimento da pintora Frida Kahlo, é na verdade muito mais que isso, seu passado, suas historias e arquiteturas coloniais.

Como chegar?

Turibus e Capital bus oferecem passeio a Coyoacán.

Transporte público:

Metro: Do centro histórico (Estação ZÓCALO linha azul, número 2) ir no sentido CUATRO CAMINOS, fazer baldeação em Hidalgo (linha verde número 3) sentido UNIVERSIDAD, descer na estação Coyoacán.

1. Museu Casa Azul de Frida Kahlo.

Para mim, um dos museus imperdíveis na Cidade do México, inclua em seu roteiro junto a Coyoacán.

Está a 20 minutos caminhando do metro Coyoacán, é de fácil localização graças as placas pelas ruas, mas também indico que usem o GPS do celular.

DICAS:

  1. SUPER IMPORTANTE: Compre o ingresso online para a casa de Frida, já que poderá enfrentar fila que da volta no quarteirão até em dias de semana.

  1. Se possível visitar de manhã, para não encontrar tão cheio impossibilitando aos fotos e sendo possível também aproveitar outros passeios por Coyoacán.

  2. Quando comprar o ingresso para o Museu Casa Azul de Frida Kahlo saiba que você ganha também o ingresso para visitar outro museu, ANAHUACALLI, um museu construído por Diego Riveira, marido de Frida. Então, são dois ingressos por 1.

O museu da Frida é um dos mais caros para turistas aqui no México, custa $230 pesos na semana e $250 em finais de semana, sendo quem tem a carteira de residente temporal ou permanente pode pagar valor para mexicanos: $100 na semana e $ 120 nos finais de semana.

DICA:

  1. Soube que quem tem carterinhas de estudante no Brasil, mesmo não sendo a internacional também é aceito no Museu e é possível conseguir desconto, o valor seria $ 45 pesos. (Disse soube, porque seguidores me disseram, como não sou mais estudante nunca consegui comprovar, mas vale a pena tentar).

PROIBIDO TIRAR FOTOS DENTRO DA CASA – no jardim está liberado fotos e vídeos, porém dentro da casa deve ser pago um valor de $30 pesos e ganhará autorização para fotos.

O MUSEU ABRE:

Terça-feira das 10 am ás 5 pm.

Quarta-feira das 11 am ás 5 pm.

Quinta-feira a Domingo das 10 am ás 5 pm.

CUIDADO, MUITOS MUSEUS NÃO ABREM NA SEGUNDA FEIRA, SEMPRE VERIFIQUE SEUS HORÁRIOS E DIAS.

2. MUSEO ANAHUACALLI

Já que ao comprar o ingresso do Museu Casa Azul você ganha o ingresso para Anahuacalli, não deixe de ir, aproveite que também está pertinho do museu, é possível chamar um uber ou chamar um taxi de rua, são apenas 20 minutos.

COMO CHEGAR MODO BARATO: Quando fui a primeira vez, caminhei até a AV. Division del Norte (sempre use o GPS do celular para ajudar) eu em 2011 usava mapa de papel rs nesta avenida você pode subir em um PESERO (EU FIZ ISSO NA PRIMEIRA VEZ ) vai dizer que quer descer (bajar) em CALLE MUSEO, o motorista vai te dizer quanto é (sempre reserve moedas para essas situações).

O museu em si é uma obra incrível que construiu Diego Riveira em vida, colocou em exposição obras e objetos adquiridos ao decorrer de sua vida.

3. MERCADO DE COYOACÁN

Um ótimo mercado público com várias opções de comida e artesanato. Entre essas opções as famosas tostadas de coyoacan são as preferidas do público. Eu indico que provem de Tinga é linguiça, uma delicía.

Porém existem outros tacos de porco, carneiro e até opções sem carne, como os tlacoyos de feijão e haba (tem de requeson tbm).

4. MERCADO DE ARTESANIA DE COYOACÁN

Esse mercado de artesanato são dois andares completos de lembrancinhas e produtos 100% mexicano, então não esqueça de fazer a lista de pessoas que você quer presentear.

5. JARDÍN CENTENARIO

Uma das praças mais movimentadas de Coyoacán, ai esta localizada uma das igrejas mais antigas da época da colonização, vale a pena caminhar pela plaza centenário, existem varias opções de restaurantes e bares que funcionam por todo o dia e sempre esta super movimentado.

Dentro da plaza centenário você encontra o icônico fonte dos coyotes, um dos símbolos de Coyoacán, não esqueça de tirar tua foto ai. E Também o Kiosko de Coyoacán.

6. MUSEO NACIONAL DE CULTURAS POPULARES

O museu fica na rua Av Hidalgo, 289, del carmen.

Esse museu está dedicado a mostrar as diferentes formas artísticas, populares, sociais e culturais dos povos indígenas.

7. PRAÇA SANTA CATARINA

A Igreja Santa Catarina é uma das mais encantadoras que eu já vi, e fica afastado do centro de Coyoacán, uma área mais conhecida por locais, super tranquilo e tradicional.

Entre no Centro Cultural Jesus Reys Heroles, parte de uma antiga fazenda hoje é um centro de cultura dedicado a comunidade, lá você vai encontrar várias opções de cursos de idiomas, danças, artesanatos e muito mais...

Poderá tirar uma foto com Frida e Diego de tamanho real que está logo na entrada.

Existem outros lugares a serem visitados nesta região como: Fonoteca nacional e Museo de la Acuarela.

8. LA CONCHITA

A capela da Purisima Concepecion é mais conhecida como igreja La conchita, uma das praças mais antigas da cidade, conta-se a historia que Hernán Cortes o conquistador do mexico mandou construir a igreja, qual era um centro cerimonial para os espanhóis, atualmente esta em restauração.

Ao lado da praça é possível encontrar o PARQUE FRIDA KAHLO, um parque grande onde é possível encontrar pessoas aproveitam o dia. Lá também tem uma frida e diego de tamanho grande (mais altos que eu) para tirar foto, na porta do parque tem uma pirâmide com uma frida em cima feitos de pedra.

9. TRANVIA COYOACÁN

Um dos passeios que estou louca para experimentar, a tranvia leva para conhecer historias do centro de coyoacan em 35 minutos.

Começam as 10am

Custo individual: 65 pesos adulto, 50 pesos crianças.

Verifique as temporadas de Lendas, como LA LLORONA.

10. VIVEROS DE COYOACÁN

Av. Progreso1, del Carmen.

Aberto de Segunda a Domingo das 6 am as 6:30 pm

Um parque nacional, conhecido por ser um dos pulmões mais importantes da cidade do México, lá é possível encontrar uma diversidade de arvores e flores, existem atividades como tai chi, yoga, entre outras...

É possível chegar de transporte público, desça na estação de metro Viveros – Derechos humanos da linha 3 verde.

Mais informações clica aqui.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page