• Samy Nalesso

Conhecendo o Parque Nacional Iztaccíhuatl-Popocatépetl

méxico

Aqui da Cidade do México é possível observar de qualquer parte da cidade os dois vulcões, Iztaccíhuatl, conhecida como a mulher dormida e Popocatépetl. Sempre estive super curiosa para conhecer de pertinho e meu namorado me levou para conhecer.

Saímos de casa antes das 8 da manhã, isso porque dormimos muito, já que havíamos combinado levantar as 5 da manhã. Mas, tudo foi bem tranquilo para chegar, já que era um sexta feira antes do ano novo e íamos em sentido contrario ao centro.

Preparamos lanches, águas, salgadinhos e frutas, fomos preparados! Vale muito mais a pena, já que chegando a esse parque nacional, dificilmente encontrará lugar para se alimentar e quando encontra são cabanas bem simples e servem comidas tipicamente mexicana, hoje, estavam servindo quesadilhas.

O caminho foi divertido, durou um pouco mais de duas hora, isso eu saindo da Cidade do México, mas foi a base de muita conversa e música.

O principal acesso desde a Cidade do México é pela CARRETERA FEDERAL CHALCO-CUAUTLA, passando por um povoado chamado Amecameca e desviando até a comunidade de San Pedro Nexapa, chegando ao PASO DE CORTÉS, prepare-se para a subida da morte, curvas fortes e estradas pequenas, bom que não passa muito carro.

Para chegar com transporte público, pode tomar um ônibus no terminal TAPO que fica junto ao metro SAN LAZARO da minha rosa. Ônibus rota vulcões ou Sul e compre uma passagem até Amecameca, desse povoado pode tomar um táxi ou combi para PASO DE CORTÉS.

Para entrar no parque nacional não é cobrado nada, apenas se quiser subir a mulher dormida (Iztaccíhuatl) custará 35 pesos, em reais sai como 5,80.

Estamos no inverno aqui na América do norte, então quando acordei estava super frio, quase 0 graus, coloquei 3 blusas super quentes, sendo que uma do meu namorado que tem roupa de inverno rigoroso. Fui de calça jeans e um tênis de corrida, mas cuidado com o tênis que escolha, já que é uma montanha, pode escorregar. Claro, colocamos, luvas, touca e um pano para cobrir a boca, já que muito frio e também venta muito.

Não deixe de passar protetor solar, com sol ou frio, aqui no México o sol queima demais, mesmo fazendo muito frio. E não esqueça de hidratar a boca.

A montanha atinge 5.482 metros, seu ponto alto. Então a respiração pode falhar um pouco e cansar mais. O vulcão está localizado entre 3 estados, estado de México, Puebla e Morelos.

Sobre as montanhas Izta e Popo:

Popocatépetl é um termo NÁHUATL (Língua indígena mexicana), significa Cerro que húmea em português O monte que fumaceia.

Iztaccíhuatl é conhecida como a mulher branca ou mais popularmente como A MUJER DORMIDA em português A MULHER ADORMECIDA. Porque seu perfil se parece com uma mulher deitada.

lenda

Existe uma lenda Mexica, uma mitologia, que POPOCATÉPETL foi um guerreiro valente que amava a princesa IZTACCÍHUATL. O guerreiro retorna vitorioso da batalha e encontra sua amada morta, então, sobe ao templo com ela em seus braços e oferece aos Deuses. Aceitam seu sacrifício de seu amor e para conserva-los imortais, decidem transformá-los em montanhas, um ao lado do outro.

O passeio foi incrível, cheio de paisagens maravilhosas de encher nossos olhos. Voltamos super cansados mas felizes em terminamos o ano com uma vista maravilhosa.

Fizemos um video para mostrar um pouco desse lugar lindo aqui no México.